Traço 02
February 4, 2007, 1:02 am
Filed under: Uncategorized

flyingfrog031.jpg 

Houve uma época em que eu só desenhava personagens de histórias em quadrinhos. Batman, Wolverine, Spider-Man, etc. Como todo adolescente que gosta de Quadrinhos, obviamente. Tinha o sonho de ser um Roger Cruz da vida, de me dar bem desenhando super-heróis igual ele se deu. Antes disso eu já queria ter sido o Angeli, o Laerte, mas lembro que foi com o BOOM da Image Comics nos anos noventa que senti a oportunidade de virar um Arthur Adams ( Ha, ha! Que pretenção! ), desenhando super-heróis na gringa. Cheguei a desenhar umas páginas de super-heróis e tal, mas nunca estava satisfeito, sempre achava que o desenho estava parecido com o de alguém e isso me fazia engavetar tudo que eu tinha desenhado. Queria ser eu mesmo.

Cresci e resolvi trabalhar com animação. After Effects. Fiz muita vinheta corporativa. No finalzinho de 2003, depois de eu ter experimentado um pouco mais em animação, fazendo video-clipes e umas vinehtas para um programa de moda, fui convidado pra vir trabalhar num estúdio de motion graphics aqui em São Paulo. A LOBO. Naquela época, o estúdio já era bem respeitado. Hoje, quem gosta de design e animação no mundo conhece a LOBO ( menos minha Mãe, que acha que eu trabalho na Globo )!

Lá eu conheci os caras mais fodas de design e animação que existem do Brasil e arrisco dizer da América Latina. Meu desenho mudou depois que conheci esses caras. Sempre fui de experimentar, desenhar em vários estilos, mas nada comparado ao que seria dali pra frente. Experimentei desenhar até com cerveja misturada em cinzas de cigarro ( dá um puta efeito legal ),  ir para diversos caminhos, diversas propostas. Todo dia é um desafio novo, e isso é muito bom.

Se naquela época dos anos noventa eu tivesse conseguido o que eu desejava, desenhar super-heróis, talvez estivesse fazendo isso até hoje. Poderia até ter sido bom, mas não teria conhecido o outro lado, o das experimentações. O problema de Quadrinhos de super-heróis é que dificilmente te deixam experimenter, ir além. O estilo já existe e está pronto para ser copiado. Claro que existem os artistas que reinventam, mas são muito poucos. A maioria não tá nem aí, copia e acha que não copia. È claro que todo mundo tem suas referências, que é muito difícil ser exclusivo e original, mas mesmo assim, quem tenta, experimenta. E gosta!

Hoje, minha vontade de fazer Histórias em Quadrinhos voltou, bem forte. Mas quero contar minhas próprias histórias, com liberdade para experimentar onde eu quiser.

O desenho postado acima é um fruto desses experimentos, um experimento mais comportado, no qual eu acabei me baseando para desenhar a HQ da Gunned Down, que me deu segurança pra fazer um projeto maior. O desenho foi inspirado no Da vinci. Estranho, pois não me importo se o meu desenho ficar parecido com o dele!🙂

Abraço

R. Grampá


7 Comments so far
Leave a comment

Hehe! Genial!

Tudo na tablet? Acho fodásticos os efeitos que vc da nessas mini hachuras. Duka!

Comment by Rodrigo Ciola Solsona

PutaquepariuGrampávaitománocú!!!!

Ducaraaaaaaaalho teus desenhos!!!
Boa sorte no projeto! vou estar espiando direto aqui a evolução!

manda um abraço pra eles amanhã de manhã!
outro pra ti

Comment by Rafael Braga

Fala, Rodrigo! Valeu pelos comments aí! Não, esse desenho não foi na tablet, foi com caneta e papel mesmo!

Comment by Grampá

Não há de que!
Que foda!

Não vejo a hora de ver mais!

Cara, to com um blog, se puder entrar qdo tiver tempo, só pra dar uma olhada, não é extraordinário como o seu mas é simpático! ^0^

falou!

Comment by invisiblemovement

opps, o comentário acima é meu (ropdrigo solsona), é que tava logado e nem vi! mal ae!

Comment by invisiblemovement

ehehe fera!

Comment by papito

Como sempre, bem tosco.
Saudade tua, Gramps!
to desenhando aqui tb, bastante… seguindo aquela linha dos tecidos… quero ver se minha tablet chega logo pra eu poder me desprender um pouco mais no computer.

Abrassss

Comment by gus




Leave a Reply

