Traço
February 2, 2007, 8:10 pm
Filed under: Uncategorized

rufo_concept01.jpg

O que me impediu, durante muito tempo, de contar uma História em Quadrinhos foi a maldita questão do traço. Não sabia se fazia com caneta, com pincél, se usava hachuras ou blocos de preto pra dar a profundidade, se desenhava um traço mais estilizado ou menos…Tudo era uma dúvida. Fiz centenas de “testes de traço” e não ficava satisfeito nunca. Passei anos nessa. Achei que nunca ia achar um estilo.

Aí veio o convite dos gêmeos pra fazer a Gunned Down e eu aceitei. Eu não tinha mais desculpas, havia me comprometido. Eu andava desenhando bastante na tablet naquela época, e resolvi fazer todas ( todas nada, só quatro, preguiçoso! ) na tablet. Eu já estava na onda de micro-hachuras, mas foi na tablet que o traço apareceu.

Percebi que não adiantava eu ficar fazendo desenhos a vulso por aí pra achar um traço que eu ficasse satisfeito pra desenhar Quadrinhos. Só depois, de ver o traço na página, foi que eu vi que funcionava, e que funcionaria com qualquer traço que eu escolhesse. História em Quadrinhos não é traço, é storytelling.

A imagem postada aí em cima é da época da Gunned Down, quando eu pus na cabeça que queria desenhar caminhoneiros. O traço não é mais assim, mas o grandão aí garantiu um espaço importante na minha estória.

Abraço,

R. Grampá


6 Comments so far
Leave a comment

Fala, Grampá!
Porra, meu. Isso que é incentivo. Se vc entra no meu blog de vez em quando, tá na hora de começar a caprichar um pouco mais pra não fazer tão feio. Sério, achei suas páginas no BANG-BANG impressionantes. Claro que procurei outras coisas suas e como li no blog dos gêmeos, não tinha. É bom que agora vai ter. Achei a imagem promocional do seu gibi também do caralho. Mandou bem em tudo, pricipalmente esse design que vc escolheu.
Guarda uma pra mim quando sair, se der. Eu vou buscar.
Boa sorte nesse trabalho aí. Vai ser animal.
Abraço.

Comment by Braga

Do cacete!
Tá lembrando bastante o Richard Corben com essas micro hachuras.
Se trouxer esse trampo pro Brasil dá um jeitinho de vender pq gente afim de comprar é o que não vai faltar.
Abrá!

Comment by Felipe

cara. eu te amo.

Comment by roncatti

Esse sou EU ??!!???
O RUFOS??!!!

Massa cara parabens!!!!!

Comment by lucio

Grande Gramp!!! afudêire.O teu trampo tá cada vez melhor.Tenho inveja boa de tí,Rapá!

Comment by Walter Pax

Olá R.Grampá eu vi um quadrinho seu que um amigo aqui de Angra dos Reis comprou achei o traço muito legal. eu desenho e pinto sou um artista plástico porém exercendo outra função “sobrevivência”. bom estou pesquisando muito e muito como fazer esses contornos na tablet, tenho uns desenhos inacabados por não saber como fazer esse detalhe tão importante, já tentei fazer no photoshop porém não sai como quero. seria outro programa exemplo: illustrator corel …?. Gostaria de manter contato via email ou mesmo por msn. Desde já obrigado.

meu msn bit_angra@hotmail.com

seu trabalho é excelente.

Comment by Paulo




Leave a Reply

