Sobre – ou Sob – a influência
December 7, 2009, 3:02 am
Filed under: Uncategorized

O ano acabou. Temos mais alguns dias aí pra fazer a contagem regressiva mas praticamente acabou. E como é de costume, no último mês do ano, todos os veículos de comunicação fazem suas retrospectivas. E uma das maneiras que os profissionais de comunicação inventaram para editar retrospectivas foi fazer listas. Listas são mais criativas pois você têm um leque aberto que oferece inúmeros temas, dentro de cada tema inúmeros ítens e cada um deles pode fazer referência ao que aconteceu durante o ano. Eu sempre acompanho listas, de onde quer que seja, pois adoro saber a opinião das outras pessoas sobre coisas que gosto. Todo final de ano eu procuro listas sobre música, cinema, HQs, artes plásticas, eventos marcantes, personalidades e sobre os mais diversos temas. Acho que é uma forma divertida de relembrar coisas relevantes.

A revista ÉPOCA fez sua edição especial de fim de ano, sua edição de retrospectiva. O tema que criaram foi ” Os 100 brasileiros mais influentes” (dá pra ver online) e desde 2007 fazem a lista. É uma maneira criativa de relembrar eventos marcantes na política, economia, esporte, artes, empreendimentos e outras diversas áreas que tiveram certa relevância no Brasil em 2009. A lista foi feita pela própria redação da revista – claro – com a ajuda de milhares de leitores pelo site da ÉPOCA e mais vários especialistas nas diversas áreas. Deve dar um trabalho e tanto, pois a revista tem sua reputação a zelar. Alguns podem até não concordar com tal reputação ou opinião mas essa é a graça em se ter opiniões, a abertura para discussão. E na opinião da ÉPOCA, na dos leitores e de alguns especialistas da área das artes, fui uma das 100 pessoas mais influentes no Brasil no ano de 2009.

As personalidades foram divididas entre líderes e reformadores, empreendedores e pioneiros, artistas e criadores, guias e pensadores, benfeitores e ídolos e heróis. Estão na lista dos 100 o presidente Lula, o ex-presidente FHC, os empresários Abilio Diniz, Eike Batista e Jorge Gerdau, os músicos Roberto Carlos e Céu, o pianista Nelson Freire, os esportistas Ronaldo Fenômeno, Dunga, Kaká e Cesar Cielo, o poeta Ferreira Gullar, os escritores Paulo Coelho e Cristovão Tezza, a modelo Gisele Bundchen, os atores Juliana Paes e  Lázaro Ramos, entre outros. Na categoria “Artistas & Criadores”, os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo – Aka osgemeos – e eu representamos influência nas artes gráficas.

Entendo que a palavra influência, aqui, serviu para denominar quem se destacou pelo poder, talento, realizações ou pelo exemplo moral ao longo do ano.

Considerando o mercado estreito das HQs no Brasil, vejo minha indicação nessa restrita lista como um reflexo da mudança de pensamento da crítica e público em relação as HQs por aqui. A mídia vem dando muito espaço nos últimos anos. Embora não seja a opinião da mídia que defina as HQs como arte e cultura – o que define é o próprio conteúdo – estamos todos, querendo ou não, sob a influência de alguém e é sempre bom quando percebemos que existe a boa vontade de querer influenciar bem e direito. E a mídia tem o poder de fazer as pessoas olharem para o que a gente está fazendo. Além de um elogio pessoal ao meu trabalho, a indicação é também um convite para que outros artistas de histórias em quadrinhos realizem suas histórias. Não para aparecerem em listas de final de ano mas sim para entrarem pela porta da aceitação e respeito que parece estar escancarada para as HQs e que só precisa do empenho, aprimoramento, seriedade e poder de realização de todos nós que somos contadores de histórias. Em quadrinhos.

Um amigo me disse ontem que depois de ler a Mesmo Delivery não consegue mais entrar em uma livraria sem comprar uma HQ. “Já li várias do Will Eisner e agora quero começar a ler o Crumb”, disse ele. Acho que é pra isso que eu faço HQs. Para tentar influenciar o maior número de pessoas que eu conseguir a ler quadrinhos, começando pelos amigos e para que, depois, eu tenha assunto com o maior número de pessoas possível sobre minha grande paixão.

Quero agradecer ao Fábio Moon pelo lindo e inspirado texto e dizer para os profissionais da revista ÉPOCA que todos nós, amantes das HQs, estamos bem felizes com o baita espaço que a publicação vem dando para os Quadrinhos ultimamente.

Abraço e feliz 2010 pra todo mundo!

R. Grampá

About these ads

18 Comments so far
Leave a comment

Felicidades! Saludos desde ECUADOR. ERES UN GRANDE EN LATINOAMERICA!!

Comment by Francisco

Parabéns, pela presença na lista e por este texto. Emocionou

Comment by AnnaLee

Você merece mais do que essa lista. Seu trampo é magnifico!

Comment by Thigo Del Ponte

Valeu, galera!

A lista é mais uma brincadeira mesmo. Mais um motivo pra sacar que as HQs estão com seu espaço garantido.

Comment by Rafael Grampá

Grande Grampá. Mais do que merecido. Forte abraço procÊ!

Comment by Weberson Santiago

Boa Grampa! Parabens meu velho!
Tenho certeza de que esta representando muito bem!

Valeu a força!
Abraço!

Comment by grassetti

Meus parabéns Sr. Grampá!
Você definitivamente merece o devido reconhecimento!
Fico feliz de ter alguém como você no mercado brasileiro de quadrinhos!

Tenha a melhor vida.
E.

Comment by Erick Carjes

ahhhhh….que orgulho!
sabe sorriso de felicidade genuina? aquele que nao da pra esconder…que brota pelos olhos, pela boca, por todo o corpo? sou muito feliz com voces amigos [plural porque acho que a caca é parte de tudo isso]
um beijo enorme e seja cada vez mais feliz com teu trabalho e tua vida…é isso que faz com que a magica aconteça! amo muito voces!

Comment by leca menetrier

Nossa,parabéns cara,nao é facil conseguir isso!mas com talento e esforço tu ta ae..representa Brasil!.

Comment by Gabriel

Parabéns! Curto muito seu traço.

Comment by marciotavieira

Grande Grampá,
parabéns, acredito que seu próprio trabalho já fale por si só!
Fiz uma homenagem pra ti no meu blog:

http://3.bp.blogspot.com/_15qDIfpCNzE/Sx5fEwwXtII/AAAAAAAAAcY/9xylgLk3yuw/s1600-h/Mesmo.jpg

A postagem completa tá aqui:

http://caiomajado.blogspot.com/2009/12/mesmo-delivery.html

Espero que goste.

Grande abraço!

Comment by Caio Majado

Achei ducaralho, Caio! Me sinto honrado!

Abraço!

Comment by Rafael Grampá

Concordo com você. Os quadrinhos estão tomando o mercado, cada vez mais, e mostrando que sabem brigar pelo seu espaço com qualidade.

Ainda tenho guardada um revista do Globo em que a capa era um desenho teu, mostrando essa “nova geração”. Foi a primeira vez que vi um destaque desses. De lá pra cá,só tem melhorado.

Parabéns!

Comment by mc

Grampá, você está certo…o grande barato é que seu trabalho acaba sendo um agente desencadeador, para que outros artistas e o grande público tome conhecimento da sua arte e, por tabela, do universo das HQs…Sem querer “puxar-saco”, pois é um fato, nunca me interessei muito por histórias em quadrinhos (mais por não ter tido pessoas próximas que me estimulassem a correr atrás delas do que propriamente por desinteresse ou falta de afinidade), mas, depois que li “Mesmo Delivery”, passei muito a procurar coisas do gênero. Assim como seu amigo, acabei de ler um livro do Eisner (“A Força da Vida”), depois de passar por alguns do Crumb, incluindo o “Mr. Natural”. Parabéns pelo trabalho, pela indicação na lista da Época e vida longa e produtiva aos quadrinhos!

Comment by Lovatto

Grampa… parabéns pelo sucesso! adoraria ler uma hq sua! presente de Natal?? muitas ideias mirabolantes em 2010!

Comment by C.e.l.i.a.e.

valeeeeeeeeeeeeuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!
Parabéns por ajudar a colocar os quadrinhos no lugar que ocupam hoje…..continue fazendo essas achuras doidas…..grande abraço…..

Comment by Tiago Cunha

Esse top 100 está repercutindo bastante! Não faço parte do circuito HQ´s, meu lance é Death Metal, mas meu irmão disse que eu precisava conhecer seu trampo, então li sua entrevista no Omelete e li seus últimos posts e quero dizer que sua trajetória é inspiradora!

Toda força pra você Grampá! Vou acompanhar teu trampo!

Abraço,

Daniel Silva

Comment by Daniel Silva

Olha não sei os outros.
Mais a mim você influência muito, é uma inspiração artistica, meu ídolo.
Abraço, Sucesso e parabéns adiantado.

Comment by Karinny




Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 173 other followers

%d bloggers like this: