Early Works – 1999
February 5, 2009, 3:09 pm
Filed under: Uncategorized

wizard01

I found some early works in my old drawer. This is some drawings I did for “Wizard Cover Contest” in 1999. I didn’t sent it because when I finished the work, I perceived it was just a copy of some artists I liked at that time. I decided to practice more to find my own style. 

wizard02

Quando me convidaram pra dar a palestra no Campus Party sobre HQ autoral, fui resgatar alguns desenhos antigos pra mostrar um pouco da minha trajetória até hoje em dia. Achei essas duas ilustrações em uma gaveta. Desenhos esquecidos de 1999, que eu fiz pra mandar pra um concurso da revista Wizard, pra desenhar a capa. O prêmio era um contrato com uma editora americana pra desenhar super-heróis. Não cheguei a mandar os desenhos, pois percebi que se eu chegasse a ganhar, teria que desenhar nesse estilo, apenas uma cópia de uns outros artistas que faziam sucesso na época – ainda fazem na verdade, como o Leinil Yu e David Finch. Decidi engavetar esses desenhos junto com todas as páginas teste que eu fazia e que nunca mandei e também o pensamento de que eu precisava ser apenas uma cópia bem ou mal feita de outro artista pra conseguir desenhar quadrinhos e ganhar dinheiro com isso. Esse pensamento é um grande equívoco hoje em dia. Os editores mudaram, as cabeças mudaram  e já não é mais assim. Por causa dequela idéia antiga de que brasileiro tinha que copiar os artistas gringos pra conseguir emprego nas editoras gringas- e não digo ter um artista como influência, digo copiar mesmo, ser obrigado a ser um xerox, copiar até as poses, cenas inteiras – que eu decidi desistir de fazer HQs. Não quero criticar nenhum artista brasileiro que teve que fazer isso pra entrar no mercado de quadrinhos americanos naquela época, de jeito nenhum, pois sei que era bem assim mesmo, os gringos não aceitavam traços mais próprios e todos temos nossas contas pra pagar. A culpa não era dos artistas e sim do pensamento dos editores gringos na época. Mas foi isso que me afastou das HQs por tanto tempo. Hoje tenho minhas influências e  algumas passam bem longe de quadrinhos de super-herói, muitas delas nem quadrinhos são. Longe de mim dizer que hoje sou um artista original mas não me arrependo de não ter mandado esses desenhos pro concurso da Wizard. Não sei se eu teria ganho, mas se tivesse, eu não estaria feliz hoje em dia.

Mas isso é uma preocupação que eu tinha / tenho de não querer ser uma imitação. Eu disse que a culpa não era dos artistas mas existiam aqueles que não se importavam e achavam, ou ainda acham, que essa ainda é a única forma de ganhar uma grana fazendo HQs, que o grande lance nesse ramo é o cheque na conta, o que não acho errado, pois cada um tem suas preocupações. Também me preocupo com dinheiro, mas quero fazer algo de verdade nos quadrinhos, algo que seja verdadeiro pra mim ao invés de encher linguíça por algumas platas. Eu sempre preferi trabalhar com qualquer outra coisa ao ter que virar uma engrenagem substituível na parada que eu mais curto. É claro que existem os grandes artistas brasileiros de heróis, que conseguiram escapar da estígma da mão-de-obra sulamericana barata, que tem muita personalidade no seu trabalho e influenciam. Isso é muito ducaralho.

Eu amo quadrinhos, acho a forma de arte, a mídia mais foda que existe, mais ilimitada e rica. Não consigo encarar HQ apenas como uma maneira de fazer dinheiro. Não precisa ser assim e não deve ser assim.

Não sei o que aconteceu com o wordpress que não consigo mais colocar imagens maiores do que cabem no post, então, também vou postar as imagens no meu Flickr.

Abraço,

R. Grampá

About these ads

13 Comments so far
Leave a comment

Caracas….se nota que você já manda bem no lápis e no papel há um bom tempo, né?
Legal ler esse seu comentário. Isso mostra que você tá no ramo dos quadrinhos porque curte mesmo o negócio, caso contrário, nem esquentaria em copiar a arte de outro artista.
Bem, essa é a opinião de quem também curte desenhar hqs.

Comment by nelsonlsr

Querido Rafa, lembras que havia esboçado um Lobo Solitário para esse concurso? Cara, eu nunca mais esqueci desse desenho. Itto Ogami à cavalo com o Daigoro na garupa… onde ande esse trampo? Adorei relembrar estes desenhos que vi ” in natura” nos idos 99. Cheers !

Comment by Cris y sosa

loucura essas idéias ai.
um abraço

Comment by rafalski

quem pensa que tá pensando é louco, mermão.
abs

Comment by Rafael Grampá

e os videos do campus party…aguardando aeeee

Comment by evandro renan

Cara, como brasileiro e fã de quadrinhos, me dá orgulho quando um artista bom NÃO PRECISA se rebaixar pra conseguir trabalhos lá fora e ser reconhecido.

Obrigado por ser original!

Comment by Marcos

So digo uma coisa: Vendo isso posso dizer que vc sempre desenhou pra caralho! Muito bom mesmo.

Comment by Frederico Dutra Vieira

cacilds vc já tinha muuuuita técnica, faltava o que vc mesmo disse, personalidade (no traço! pq na cabeça tu já tinha também!).

E só agora fiquei sabendo que o João Ruas vai ser capista de Fables, o maluco é muito sinistro! fiquei muito feliz por ele!
Abraço!

Comment by soldado

Grampá, quem vos fala é Rafael Reinehr, do condomínio de blogs d’O Pensador Selvagem. Seu nome foi aventado como convidado a participar de nossa rede de blogs.

Realizo este primeiro contato para verificar seu interesse para então lhe explicar mais detalhadamente a proposta.

Deixo à disposição o e-mail contato arroba opensadorselvagem ponto org e aguardo seu sinal de fumaça.

Comment by Rafael Reinehr

Muito foda!!!

Comment by pixote

Esse guri eh bom mesmo, sempre foi talentoso e jah fazia quadrinhos desde cedo quando o conheci. Alias, tenho uma das suas revistinhas ate hj guardada e uma caricatura que ele fez de mim. Me lembro de ter dito a ele: Hei Rafa, um dia vc vai fazer sucesso, vai ficar famoso e vou vou ter uma caricatura feita por vc!…heheh, nao eh que ele conquistou o seu espaco mesmo. I’m proud of you my friend! Vc merece conquistar todos os teus sonhos, pq alem de ser um desenhista talentoso, eh uma pessoa maravilhosa, cheia de luz, bondade, carisma e muitas outras qualidades.
Sucesso p/ vc Rafa!
ha muitos anos que nao nos falamos, espero que lembres de mim, sua vizinha da rui ramos da velha Cachu. Estou morando aqui na baia de San francisco/CA faz uns 4 anos quase. Se vier p/ EUA, da um toque e vem aqui me visitar!
Beijos…Lisi

Comment by smurgel

Opps, meu email eh lisiriva@gmail.com
Beijos! saudades…
Ps: como vc esta diferente, quase nem reconheci pelas fotos, esta super parecido com seu irmao.

Comment by smurgel

Rafael, já tive esse problema com imagens no blog. Ele deve ter parado de criar o link para a imagem orginial – que está arquivada do blog com certeza.
No html a chamada da imagem deve estar assim (os – são pra invalidar o html e ele aparecer aqui):

você vai pedir o link pra imagem original dentro dos do primeiro a: , usando o mesmo endereço do src.

fica assim:

espero que ajude. sou fã aqui :) um abraço

Comment by Guilherme Balan




Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 179 other followers

%d bloggers like this: