As pessoas e o ano que já foi.
December 25, 2008, 12:02 pm
Filed under: Uncategorized

Hoje é natal e acordei cedo. Acordei cedo mesmo, oito e pouco, pouquinho tempo atrás. Geralmente quando eu escrevo post a essa hora é porque tô voltando da balada, todo errado. Mas hoje não. Passei a véspera de Natal com a Cacá e com o Rafa. Nossa ingenuidade não se tocou que tudo fecha na véspera de Natal e nosso plano de assar um peru no estúdio foi por água abaixo, pois deixamos pra comprar na última hora. Fomos parar no único Grill aberto em São PAulo e não podia ter sido mais divertido. O Papai Noel virou uma velha com um figurinho meio anos 30 decadente, com uma maquiagdem pesada e cigarro na não, comendo farofa e brigando com a filha sem parar e as músicas de natal viraram música sertanaja. Em vez de irmos pra casa do Peréio depois da ceia, como todo mundo havia combinado no dia anterior, viemos dormir. 

Quero agradecer a todas as pessoas que fizeram desse ano que passou um ano de transformação na minha vida. Parece que passei de fase no jogo. Agradeço a todo mundo que foi aberto para aceitar o meu trabalho a ponto de gostar dele. 

Como último post do ano eu quero deixar para vocês que entram aqui, que acompanham meu trampo, registrado o desejo de que 2009 seja um ano bom. Quando é bom e a gente tenta fazer ficar melhor, tenta ir atrás do que realmente acredita, você pode contar que vão existir pessoas pra elevarem esse esforço para a melhor condição possível.

E como as pessoas sempre entram aqui pra ver desenhos, estou postando meu último trabalho de 2008. Uma capa para um gibi da Marvel meio “outsider” chamado Werewolf by Night, um personagem dos anos 70 que a Marvel resolveu trazer de volta a vida.

wbn_cover_grampamenor1

Mesmo Delivery foi o foco das minhas energias em 2008. Mas 2009 pra mim tem outro nome e se chama Furry Water.

Tudo de bom pra vocês!

Um grande abraço e até o ano que vem!

R. Grampá

11 Comments so far
Leave a comment

Bom Rafael, vou te dizer, meu conceito de Hype é o seguinte: é algo que é supervalorizado por ser super-exposto e super-exposto por ser supervalorizado. Geralmente são coisas superestimadas, que tem um Q diferente e é explorado comercialmetne até o talo (por isso sempre que falam “hype” eu já vejo uma conotação mais agressiva, de deboche..)

Acho que é bem diferente disso (pelo menos do que eu tenho por hype). Quadrinhos não são lá o meio mais popular do mundo e, os mais vendidos são os do mainstream dos super-heróis (talvez queira por os Mangás na lista, algo mais mundial, mas também, a Shonen Jumps da vida vendem semanalmente uma porrada de edições, enfim), mas produções fora desse meio são bem “cultilizadas”. Provávelmente a busca por MESMO e esse fluxo se deve exatamente pela quantidade de pessoas que se interessaram e que foram atrás e foram atrás pela excelente qualidade (sei que estou chovendo no molhado aqui…), e reconhecimento desse nível através do total merecimento e qualidade é algo que não tem preço e que poucos conseguem.

REcebi MESMO ontem pelo correio, acredite se quiser, foi um de meus “presentes de natal”. Peguei sentei e dei uma lida e depois outra mais tarde. Eu tava pensando em fazer uma resenha… mas já tem tantas por aí, enfim, só digo que é muito bom e muito rápido (o que é bom e ruim ao mesmo tempo, bom porque as pessoas querem mais, ruim porque as pessoas tem que esperar até ter mais hehehehe), e para você ver já tem uma fila de umas 4 ou 5 pessoas querendo que eu empreste para lerem…

Na capa estava um adesivo (ainda está, aliás) escrito “Ganhador do prêmio Will Eisner”, uma coisa engraçada é que veio junto com outro livro “Qaudrinhos e Arte Sequencial”, heh, do Eisner também… Isso é engraçado… Alan Moore disse uma vez que prêmios não provam muita coisa, que nosEUA qualquer pessoa que ganhe um ou outro já é aclamado como gênio e etc… Mas isso não quer dizer muita coisa, só que, no final de conts, realmente está recebendo um grande reconhecimento e atenção que merece…

Acho que o maior problema (pelo menos o que sempre recorre) da exposição extrema é que sempre as pessoas ficam querendo algo melhor e maior e tem as expectativas e isso atrapalha um pouco, mas acredito que isso não deva lá ser um grande problema para você…

(melhor já ir parando que daqui a pouco escrevo mais que tu hehehehe, fora que to achando meio redundante)

Enfim, espero que tenha um bom final de ano e que o próximo consiga elevar cada vez mais a qualidade de seus projetos, tenha toda a serenidade que precisa e o foco necessário, muita paz e felicidades para você e aos que lhe são caros aos seus olhos! Feliz Natal, Happy Festivus e Ótimo Ano novo!

Comment by Antonio Tadeu

Brother, ” pessoalmente tenho comigo ” que este ano foi o ANO DA COLHEITA DO AUTOR pois, pra quem te conhece à um bom tempo e já se satisfizera com o resultado de tuas safras passadas (de caráter mais impessoal do ponto de vista do design), era hora de ver quadrinho. E tu nos deste quadrinho dos melhores, com todo o arrojo gráfico
pertinente à um criador completo. Feliz Natal meu amigo e um ótimo Furry Water 2009.

Comment by Andréia

parábens a wizard americana escolheu Mesmo Delivery como melhor debut de 2008. Vai fundo cara!

http://www.wizarduniverse.com/12250808indiegreats.html

Comment by rafael alves

do bom pro melhor..
felizanonovo!

Comment by carolinebittencourt

parabéns grampá,2009 de vento em popa!!!!

Comment by evandro renan

Olá! O livro Mesmo foi um dos meus presentes de Natal…
Parabéns pela sua sua arte! Acompanho o blog desde q começou,assim como o 10 pãezinhos, seus bothers…
Curto mto msm seus trabalhos! E em 2009, que seja o dobro! ^^
Abraço e boas festas

Comment by João Edno

fooooodaaaaaa……

Comment by becky

bah tem uns psicopatas que escrevem pra caralho eim meu.que medo.

dia 16 têm lançamento da nossa segunda revista lá na quanta e no hq mix denovo.te pilha?
abração grampazito! bom ano novo pra nos!

Comment by Eduardo Medeiros

Grampa, coloque aqui uma simagens dos action figures do mesmo, ta rolando mesmo?

Comment by tiago el cerdo

Fala, Thiago! Sim, tá rolando. Logo faço um post sobre isso.

Comment by Rafael Grampá

Parabéns pelo trabalho.
sucesso em 2009.

Comment by Rafael Paranaíba




Leave a Reply

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 176 other followers

