RAFA COUTINHO
December 10, 2008, 3:51 am
Filed under: Uncategorized

This is the work of my friend Rafa Coutinho, one of the most brilliant bazilian cartunist of my generation. This pages is a preview of CACHALOTE, a 300 pages Graphic Novel that he is creating with the bazilian writer Daniel Galera. 

————————————————

O primeiro trabalho que eu vi do Rafa Coutinho foram as páginas de uma história curta que ele fez para a Gunned Down – publicada aqui no Brasil pela Devir como Bang Bang. Aquele traço solto e maravilhoso contava uma história linda de um jeito muito genial e safado. Era um mundo meio pós-apocalíptico onde dois cowboys ( ? ) tentavam encontrar a maldita que lhes roubou os corações ( ! ). Eu tinha recebido as páginas dele por e-mail, imprimi e fiquei lá achando aquilo muito foda. “Como eu nunca ouvi falar desse cara?”, pensou a minha ignorância. O fato é que eu estava diante do trabalho de um cara que ia além. A Gunned Down era uma antologia de Western e o cara foi além. Demorei um pouco pra conhecer ele pessoalmente, cheguei a ir na casa dele pra fazer uma reunião com todo o pessoal que estava participando da Gunned Down mas ele não estava lá. Depois que nos conhecemos, ficamos amigos muito fácil – hoje somos irmãos – e tive a oportunidade de conhecer mais do trabalho dele também e a cada vez a idéia que eu tinha daquele cara se concretizava. Ele sempre ia além mesmo. 

chines4_721

O Rafa não se acomoda – ele é escultor, pintor, artista plástico, designer, animador, diretor, roteirista, quadrinhista- e tudo que ele faz vai muito além, tudo é lindo. Suas idéias pegam as pessoas como o ladrão, que não avisa, surpreende e grita na sua cara e leva algo seu com ele. Ao se deparar com um trabalho do Rafa sua admiração é sequestrada no ato. 

boy16_72

Depois de já ter dirigido filmes de animação, vídeo-clpes, participado de exposições, contado muitas histórias em quadrinhos, ele parte junto com o escritor Daniel Galera – que dispensa apresentações – para um novo patamar. Eles estão trabalhando juntos desde o começo deste ano em CACHALOTE – obra da qual essas páginas fazem parte – uma verdadeira Obra de Arte de 300 páginas que será lançada no Brasil em 2009 pela Quadrinhos na Cia., selo de Quadrinhos da Companhia das Letras. Eu sei que eles não gostam que falem isso, mas Cachaote vai cair no colo das pessoas como uma bomba atômica.

escultor9_72

Quando os artistas não se acomodam tudo muda.

Abraço,

R. Grampá

About these ads

12 Comments so far
Leave a comment

Rafa é fucking foda.

Comment by Japs

o trabalho do coutinho evoluiu pacas desde o gunend down.Tá foda essas páginas ai.
Tu não achou o wordpress uma merda? tá muito ruim de visualizar imagem agora….foda.

abração Gramps!

Comment by Eduardo Medeiros

aguardo ansioso a publicação de cachalote!!!!

Comment by evandro renan

Não li a Bang Bang, mas realmente pelo traço e a narrativa dá para ver que é um trabalho de escelente qualidade. O que é foda é que esses trabalhos de trocentas páginas acabam ficando só naquele formato encadernado de luxo, para vender para uma galera bem pequena, o que é realmente uma lástima, dado ao fato que muitos materiais de ótima qualidade acabam não tendo a repercussão e o espaço que realmente deveriam…

Mas sobre a obra, realmente parece ser interessante (voltando até com o risco de estar me repetindo), e bacana apresentar aqui algumas páginas para nós!

Comment by Antonio Tadeu

Antônio, não vejo o formato encadernado de luxo como uma lástima, bem pelo contrário. Acho que é exatamente nesse formato que as obras em quadrinhos devem ser publicadas. Já quanto ao preço que se cobra por isso eu também não sou totalmente de acordo. Mas as coisas estão mudando. Mas também acho que se um livro desse porte custar o preço de duas ou três refeições de R$ 15,00 – que é o que custa qualquer refeição em São Paulo – tá valendo, não acha? Temos que pensar no valor das outras coisas antes de dizer que HQ é caro aqui no Brasil e pensar no valor que você dá pras HQs.

Comment by Rafael Grampá

Mesmo Delivery is really great! Thank you for this wonderful book. I hope to catch a copy of Hellblazer 250 with your work in it. I hope to see your work again soon in other comics.

Any chance of this Cachalote getting translated into English? It looks promising …

Comment by Marc

Gramps!
Essas páginas do Coutinho estão ótimas. Algo entre Tardi e Muñoz, grande traço e narrativa.
Outra coisa, semana que vem vou estar aí em Sampa lançando o CAOS nas terras bandeirantes. Isso lá na HQ Mix, na quinta, dia 18 dezembro, às 19hs e 30 mins. Vai lá, devo levar o teu dvd da tua estádia em Poa.
Abraço, negavéia!

Ferreira

Comment by Carlos Ferreira

Classe! Simbora!

Comment by Rafael Grampá

tesão essas páginas…2009 que não chega rapaz…

Comment by jonas

Pediram pra entregar nove. No bar foram seis, e tem o Rufo no caminhão, dá sete pessoas. Quantas tu acha que já tem dentro do caminhão? Uma ou duas?

Comment by Patrick

Parabéns pelo site cara !
Sobre o fato dos preços de HQ no Brasil, concordo com vc produtos de qualidade custam caro e é bom que seja assim, pois quem curte tem material de primeira. Por falar nas tres refeições de 15 mangos queria comprar o teu livro,mas em portugues, tem ideia de um relançamento ?
Abç !

Comment by Vini Delande

Olha eu encomendei pela saraiva e ainda tá dando em busca. Deu um rolo com o cartão e tive que refazer a compra em boleto, mas apareceu antes de refazer, que o produto estava reservado… Ainda tem para vender na saraiva e no submarino, mas não sei se tem mesmo ou se é aquele caso clássico da net de “ter no site, mas não ter no estoque e ninguém se lembrar de mudar isso”…

Comment by Antonio Tadeu




Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 178 other followers

%d bloggers like this: