O Diabo
May 12, 2008, 6:06 pm
Filed under: Uncategorized

Muita gente gosta do Diabo. Grandes artistas já o pintaram, grandes atores já o interpretaram, músicos o cantaram, escritores e poetas de todos os tipos já escreveram sobre o cão. Já vimos ele de todas as formas, da clássica, com chifres, peludo e cauda pontiaguda até a desconstruída, a imagem do próprio homem. A razão pela qual as imagens dos santos católicos são representadas desde o renascimento até os dias de hoje de forma tão ornamentada e ostentadoramente dourada é pelo simples fato de que a imagem do Diabo sempre chamou muito mais a atenção das pessoas do que a imagem dos Santos. A própria igreja inventou a imagem do Diabo, uma mistura baseada nas imagens de alguns deuses pagãos que na época eram quase todos representados por animais, para gerar medo e culpa em qualquer pessoa que adorasse algo que se assemelhasse a imagem satãnica determinada pelo clero. A intenção era acabar com a concorrência. Mas nem obrigando os artistas a encherem seus santos de tinta d’ouro funcionou. Foram muito estúpidos, pois o que atiça o medo desperta o interesse, ao contrário do que gera segurança. Não é uma regra para tudo mas é assim que funciona a natureza humana na maioria das vezes. A proposta da figura desse ser fantástico acabou despertando a libido criativa dos artistas. Era óbvio que isso ia acontecer. O que é mais legal de desenhar? Um bicho muito louco, no meio do fogo, com asas de morcego e toda aquela mistura de referências, aberto para interpretações ou uns tiozões com cara de peixe morto, em poses afetadas e vestindo uns pedaços de pano enfeitado? O Diabo sempre levou a melhor no quesito simpatia e poder de experimentação. Quem cria prefere o Diabo. Sim, eu sei que os grandes artistas também fizeram grandes obras primas interpretando imagens santas. Claro, é o cliente que manda e a igreja sempre foi um ótimo cliente. E é por tudo isso que eu acredito que desenhar o Diabo seja uma grande responsabilidade.

Existem possibilidades infinitas de se desenhar o Diabo. Quantas existem de se desenhar Cristo ( que na real a interpretação da sua imagem também não tem nada a ver com o que realmente ele foi )? Com certeza essa imagem aí de cima não foi nem vai ser minha primeira tentativa. Me desculpem os evangélicos, crentes, católicos, tementes a Deus em geral, os que acreditam na existência de um ser maldoso que vive embaixo da terra e os que convenientemente o culpam pela maldade dos homens para livrarem nossas desagradáveis consciências corruptas. Me perdoem, mas o Diabo é legal pracaralho!

Abraço,

R. Grampá

About these ads

35 Comments so far
Leave a comment

Você pode não acreditar no Capeta, Satã, Chifrudo, Belzebu, Sete Pele, Tinhoso, Rabo de Seta, Coisa-Ruim, Cramulhão, Lulu, mas segundo Keanu Reeves, ele acredita em você.

Comment by Braga

Achei essa ilustra meu pau mole.

Comment by Gui

lindo desenho

Comment by sica

Rafael,
Acompanho seu site há muito tempo e fiquei chateada em ver que você estava esperando para usar esse espaço tão maravilhoso para divulgar idéias erroneas sobre fé. Muitas pessoas são aprisionadas todos os dias por demônios e temos muitas provas sobre isso. Você tem um talento incrível e isso foi um dom que Deus deu a você, então você deveria estar louvando a Deus por isso e usando em benefício do bem ao invés de adorar Satanás com o seu talento. Depois dessa vou pensar duas vezes em entrar no seu site.
Que Jesus ilumine seus caminhos.

Comment by paula

Tava demorando… Vou me dar o trabalho de responder:

1) Eu uso esse espaço pra falar sobre arte, quadrinhos, cinema e bobagens, amigos, etc. A única coisa no mundo que eu não falaria aqui é sobre fé. Você precisa comer um pouquinho mais de feijão, pois confundiu um post sobre arte com fé. E eu não estou esperando coisa nenhuma, muito menos usar um blog pra conspirar contra a fé de ninguém.

2) Que provas são essas? Um cramulhãozinho na garrafa? Têm dois? O Pellizzari e eu adoraríamos ter um!

3) Esse papo de que Deus me deu um talento eu ouço desde que eu era muito criança. O cara que inventou esse papo queria que as pessoas que tivessem esse “dom” fossem submissas, pois o mérito de elas fazerem as coisas q faziam não era pra ser mérito delas e sim de Deus. Se todo mundo acreditasse nisso, só teríamos filmes sobre Deus, livros sobre Jesus, músicas gospel, quadrinhos do espírito santo, blábláblá. Eu, particularmente, acharia uma bosta de mundo. E esse seu pensamentinho escroto de que eu estou adorando satanás com meus desenhos já levou muita gente pra fogueira, esqueceu?

4) Se os cristãos realmente levassem a sério a única coisa que realmete faz diferença no cristianismo, que é ” ame seu próximo como a si mesmo”, você me convidaria para ir na sua igreja ao invés de dizer que vai pensar três vezes antes de entrar aqui.

5) Tenho muitos amigos cristãos e todos eles sabem o quanto eu respeito as pessoas que levam sua fé a sério. Mas você, que queime no fogo do inferno.

Comment by Rafael Grampá

Ah,cara vc disse que seria uma “bo….” de mundo.tá! mas como é que vc fala desse mundo se nunca tentou viver nele.e não venha com esse papo de dizer que esse mundo não existe.Existe,é o mundo dos cristãos.Ah!vc foi precipitado,como podes dizer que este mundo seria uma “bo….”,se nunca tentou experimentar?A gente só pode dizer que algo é bom ou ruim se experimentarmos.
Ei,tenho dó da sua alma;Cá entre nós,- já que vc acha que o diabo é maneiro-,porque vc não tira um dia seu pra bater um papo com ele? Garanto que ele vai te receber de braços abertos- já que podemos até considerá-lo um fã dele!!Aproveita e leve um refresco,uma água de coco,sei lá cara.Estou falando isso por que vc mandou a garota ir pra o fogo do inferno( provavelmente é onde ele mora) ; E já que tem fogo,obviamente estará quente.
Vou te propor um desafio:vc vai pra igreja por um mês e tenta viver como um verdadeiro cristão,sem brincadeiras e falsidades.Verdadeiro mesmo.Se no final do prazo vc não conseguir permanecer e seu pensamento não mudar,então não sou uma verdadeira cristã,e o que falei não passou de meras palavras de uma louca fanática.Ah! e o endereço da minha igreja é esse oh:
O estado é: SERGIPE
O município é: ITAPORANGA D` AJUDA
O povoado é:COLÔNIA SAPÉ
A igreja é “Assembléia de DEUS” e fica próxima ao campo de futebol.
Ei se ficar com alguma dúvida quando chegar,é só ir perguntando ao pessoal.Não se preocupe é um povo legal.
Só mais uma coisinha. Também achei um erro da parte de Paula não te convidar pra ir pra igreja. Mais antes que vc diga que eu errei. Já te fiz o convite,ou melhor um desafio.Sei que vc não vai ficar com medo,pois confio em vc!! Tens pontencial!
Ah! mais como vc falou “né” : O que atiça o medo,desperta o interesse; então “tá” tudo bem homem,sei que esse sentimento (o medo) não vai predominar em vc. Como já disse: confio em vc!!Sei que não vais fazer feio. Ah! e se ficar meio difícil pra vir pra minha igreja,podes ir para uma mais próxima,mas não deixe de ir. Vc deve ser um rapaz desinibido,legal,tens talento…e mostras que não tens papa na língua.Pra resumir : VC É TUDO DE ESPECIAL E MUITO MAIS!!

Comment by Queila Santos Santana

é verdade , se a pessoa se juga cristão tem q ser e agir como um, naum sair criticando os outros pq nao acreditam oq não praticam os ensinamentos da crença,afinal esse um site e é sobre quadrinhos então vai todo mundo tomar no oi do c………

Comment by benicio

Potz, Rafael… Esse comment aí vc responde! E ainda dando mais munição pra fanática!
Aproveito pra perguntar do teu álbum, tá no forno? (Favor, não confundir forno com fogo, hehe).
Ah, adorei o seu diabo!!!

Abraço,
F. Mena.

Comment by Fernando Mena

quebra tudo rafa!! to hell with the devil.

Comment by deco

o grampá é mesmo um artista dos diabos…

Comment by danielog

e o problema da religião é que às vezes ela pode ser infernal…

Comment by danielog

Achei que esse desenho parece mais um fauno! ..só faltou a flauta.

Comment by Ricardo

hahahahahahahahahahahaha!
ia comentar sobre o desenho DO CAPETA q tu fez, mas ao ler esse comment ABSURDO da paula fui obrigado a tirar o chapéu pra tua resposta!!!
cheguei até a ter peninha dela, pois ela curte(ia) teus trampos…mas a frase mais mirabolante dela foi:
“você estava ESPERANDO para usar esse espaço tão maravilhoso para divulgar idéias erroneas sobre fé…”…MEU, ELA ACHA Q FOI TUDO PREMEDITADO!!! Q TU TAVA ESPERANDO O MOMENTO CERTO PRA NOS ARRASTAR PRAS GARRAS DO CÃO MALDITO!!! tipo:
ehehe se distraiam aí com meus desenhos q em breve meu plano maligno estará em ação…huahuahua
…enfim…
belo desenho brou…abração

Comment by RafaBraga

Mas é um fauno! A imagem mais clássica do Diabo é baseada na figura dos faunos, sátiros. Pinte um fauno de vermelho e aumente a cauda que você terá um diabo!

Comment by Rafael Grampá

Acho maneiro o Diabo chifrudo, mas como todo mundo sabe, esta imagem dele feio foi criada para assustar os infiés. Segundo os escritos, o Diabo era um anjo, logo, um espírito de luz que queria ser o Maior. O Que separa o homem de Deus, dos anjos, das ideias de virtude? O instinto selvagem, acredito. Daí ligar a figura do Diabo a algo rasteiro. Mas pra quem já foi anjo, acho que o poder de passar a imagem de anjo, do que realmente é, uma arma inteligente. Se eu fosse o Diabo, o mal, eu atrairia para mim as pessoas oferencendo algo bom, algo mais fácil, o outro lado da luz. Esta aí um Diabo eficiente. Quem deixaria de seguir algo atraente? Não acredito que o caminho da virtude seja o caminho da igreja ou da religião, acho que o caminho é o trabalho que faz bem a alma. E o Diabo, ou o mal, oferece um outro caminho que pode ser interessante. Mas engraçado… As feras e os animais, são criaturas muito mais harmônicas que os homens. O feio pode ser muito mais legal que o bonito e angelical. Pra mim, Jesus não era um cara bonito de aparência, mas seus atos eram incríveis. Concordo com o Grampá. Adoro desenhar mostros tmb. heuhueh

Comment by lipe

Isso aí cara, o inferno é bem melhor!

O clima do paraíso é agradável, mas as companhias no inferno me obrigam a querer ir pra lá! kkkkkkkkkkk

Abraços!

Comment by Jaum

Senhor Rafael Grampá

Não o conheço, mas me perdoe o comentário óbvio:
teu trabalho é bom pra caralho, malandro. Adoro as texturas e as formas. Lazarento de bom.

Abs

Comment by Liber Paz

grande Grampá , seus trabalhos como sempre mostrando muita arte e inspirando muito , esse “ar” , que si foda” que faz serem tao geniais, creio que arte sem isso nao é arte
tudo de bom
abs

Comment by iumazark

Piadinha do demo:

– Tome jeito, meu filho!
– Tomo sim, mamãe… com vodka, limão e gelo!

Massa o desenho!

Comment by André Caliman

Grampulha

Você deve ter sido japonês noutra encadernação. Só pode. Sensacional.

Abrazo

Comment by jocareinersterron

Cara, incrível esta, não tinha visto ainda. Não conheço nenhum outro artista que faça tantos pelinhos, é quase hipnótico.

Comment by Paulo Muppet

Cara, só agora descobri teu blogue. Virei fã do teu trabalho.
Grande Abraço

Comment by Emerson Wiskow

E aí…grande Rafa!!! O teu traço e talento continuam profí tchê, parabéns!!! O desenho aí do “cramunhão-looser” confirma isso!!
Forte abraço aqui do sul véio!!!

Comment by Arnon Mello

desenho fodaço!

resposta pra crente mal comida melhor ainda!!

é nois, irmao!

Comment by mairena

Steeplechaser says : I absolutely agree with this !

Comment by steeplechaser

Cá estou em solidariedade à irmã Paula. Eu que, não obstante, conheci o senhor Grampá em tempos idos sempre às avessas com esses desenhos de ” caveirajem “,” Monstrengajens”, enfim – “Macumbarias” de toda ordem. Entrementes, penso que ainda assim a alusão pictórica à Belzebú que- saia de cena – surge neste blog magistralmente hachureada, careça de uma representação mais verossímel. Afinal de contas todo mundo sabe que o Diabo veste Prada.

Comment by Cris Castro

beautiful work :)

Comment by Michael

tanto faz a referencia… sátiro, fauno, pan, o que importa é que o trabalho ficou muito bom.
Se ele tivesse desenhado um gordinho de cabelos cacheados e asinha de pombo e dissesse ser um diado, seria um diabo e ponto.
Afinal o diabo é dele. Quanto a irmã… amém. Você sabe o significado desta palavra?

Comment by joaquim

Quem inventou o diabo(satanas)?Será que foi no concilio de niceia no ano 537 d.c?

Comment by ricardo almeida

É tudo do diabo aqui, Arte, Cultura, Musica, Cinema, Esses simbolos de ocultismo que tu utiliza, Mulher, Armas, Caminhões, QH então é satã encarnado, a paula que ta certa vou pensar duas vezes antes de entrar aqui, e serrar minhas mãos pq nao sinto nenhuma vontade de desenhar jesus, e se nao louvar ao senhor, é melhor nao ter mãos para tal, aproveitando melhor me cegar tb, na verdade melhor deixar a matéira logo que aí me livro da forma e do poder de satã que me seduz através da mesma…
AHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHA
HAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHHA

93 []s aeh gaudério!

p.s.
aeh paula, se tu for gatinha eu posso te ajudar de mtas formas, vai nem precisar mais de internet… ;)

Comment by F. Montenegro

ta repriendido DEUS O MEU DEUS EU DIGO PORQUE ELE JA DERROTOU O DIABO N^.TENHO MEDO DELE PORQUE EU TENHO DEUS:::@$u* TE AMO DEUS

Comment by timoteo

Ahahah! Melhor comment! Também te amo Deus!

Comment by Rafael Grampá

Belo trabalho. Amo todo tipo de arte e o seu desenho ficou muito bom. Sou envangélica, porém respeito seu espaço, sua ideologia e sua arte. A primeira vez que olhei na tela vi um desenho comum retratando uma figura bíblica, mas com enfase no lado artístico. Entretanto, lendo o seu texto, o comentário da Paula e a sua réplica tenho de discordar de ambos. Nós, evangélicos, acreditamos que quando nascemos Deus nos dá o direito do livre arbítrio para escolhermos o nosso caminnho. E, se existem homens cada vez mais corruptos seja dentro da política, mídia e dentro da própria igreja é porque estes fizeram uma escolha, decidiram escolher o caminho da perdição. E, mais, na minha vida, em específico, nada caiu do céu e eu nem espero. O que peço a Deus todos os dias é força para que EU LUTE, EU VENÇA. Achei que a Paula exagerou quando atribuiu toda a sua fala a um fim premeditado, mas discordo de você ao dizer que colocamos toda a responsabilidade pelo mal no diabo para eximir a culpa da consciência dos individuos, pois acredito que se as pessoas fizeram uma escolha (andar lado a lado com o mal) e estavam cientes da mesma e então elas que arcam com as consequências.

Ufa!!!cansei deste assunto………

bye…

Comment by Néia Leão

Ah,cara vc disse que seria uma “bo….” de mundo.tá! mas como é que vc fala desse mundo se nunca tentou viver nele.e não venha com esse papo de dizer que esse mundo não existe.Existe,é o mundo dos cristãos.Ah!vc foi precipitado,como podes dizer que este mundo seria uma “bo….”,se nunca tentou experimentar?A gente só pode dizer que algo é bom ou ruim se experimentarmos.
Ei,tenho dó da sua alma;Cá entre nós,- já que vc acha que o diabo é maneiro-,porque vc não tira um dia seu pra bater um papo com ele? Garanto que ele vai te receber de braços abertos- já que podemos até considerá-lo um fã dele!!Aproveita e leve um refresco,uma água de coco,sei lá cara.Estou falando isso por que vc mandou a garota ir pra o fogo do inferno( provavelmente é onde ele mora) ; E já que tem fogo,obviamente estará quente.
Vou te propor um desafio:vc vai pra igreja por um mês e tenta viver como um verdadeiro cristão,sem brincadeiras e falsidades.Verdadeiro mesmo.Se no final do prazo vc não conseguir permanecer e seu pensamento não mudar,então não sou uma verdadeira cristã,e o que falei não passou de meras palavras de uma louca fanática.Ah! e o endereço da minha igreja é esse oh:
O estado é: SERGIPE
O município é: ITAPORANGA D` AJUDA
O povoado é:COLÔNIA SAPÉ
A igreja é “Assembléia de DEUS” e fica próxima ao campo de futebol.
Ei se ficar com alguma dúvida quando chegar,é só ir perguntando ao pessoal.Não se preocupe é um povo legal.
Só mais uma coisinha. Também achei um erro da parte de Paula não te convidar pra ir pra igreja. Mais antes que vc diga que eu errei. Já te fiz o convite,ou melhor um desafio.Sei que vc não vai ficar com medo,pois confio em vc!! Tens pontencial!
Ah! mais como vc falou “né” : O que atiça o medo,desperta o interesse; então “tá” tudo bem homem,sei que esse sentimento (o medo) não vai predominar em vc. Como já disse: confio em vc!!Sei que não vais fazer feio. Ah! e se ficar meio difícil pra vir pra minha igreja,podes ir para uma mais próxima,mas não deixe de ir. Vc deve ser um rapaz desinibido,legal,tens talento…e mostras que não tens papa na língua.Pra resumir : VC É TUDO DE ESPECIAL E MUITO MAIS!!

Comment by Queila Santos Santana

Queila, eu já fui cristão como você. Vivi cinco anos como um “verdadeiro cristão” e te garanto que só valeu a pena pelo interesse que tenho sobre fé. Adoro as histórias e lições da bíblia. Mas te convido a ler mais sobre a história da igreja e da fê cristã. Aí depois a gente conversa de novo. Só continua na ignorância quem quer.

Comment by Rafael Grampá




Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 180 other followers

%d bloggers like this: