EISNER AWARDS NOMINATION
April 14, 2008, 4:43 pm
Filed under: Uncategorized

The independent comic book that Becky Cloonan, Gabriel Bá, Fábio Moon, Vasilis Lolos and I did called “5” was nominated for the “Best Anthology” category in the EISNER AWARD! We are very happy!
—————————————–

A HQ independente que a Becky Coonan, Gabriel Bá, Fábio Moon, Vasilis Lolos e eu fizemos ano passado, a “5”, foi indicada ao EISNER AWARDS na categoria “Melhor Antologia”. Pra quem não sabe, o EISNER AWARDS é considerado o OSCAR dos Quadrinhos internacionais. Estamos muito felizes, não esperávamos. Pelo menos EU fui pego de surpresa, na quinta a noite quando a Becky me chamou no MSN pra contar a novidade. Consigo lembrar a batida mais forte e descompassada do meu coração depois de ler:
8:16:25 PM becky: GRAMPA
8:16:26 PM becky: OMG ARE YOU THERE
8:16:29 PM becky: ARE YOU THERE??? HO HO HO
8:16:50 PM rafael grampa: hey becky!!!!!
8:16:57 PM becky: ‘5’ WAS NOMINATED FOR AN EISNER AWARD THIS YEAR!!!

Foi uma grande, grande surpresa. Fizemos uma HQ independente que perto dos outros indicados, parece um simples fanzine. Fizemos pra nos divertir, porque gostamos do trabalho um do outro e porque amamos Quadrinhos. Dei uma “googada” esse final de semana nos indicados dos anos anteriores, e fiquei mais impressionado ainda. Ainda mais pelo detalhe de que não encontrei nenhum “self-published” como indicado nos anos anteriores ( me corrijam se eu estiver enganado, por favor ). Não que isso seja algum mérito a mais, acho mesmo é que a galera que faz HQ independente não se inscreve no EISNER AWARDS. A Becky inscreveu, pois ela sempre inscreve tudo. Bem que ela faz!
Bom, os indicados são:

BEST ANTHOLOGY

Best American Comics 2007, edited by Anne Elizabeth Moore and Chris Ware (Houghton Mifflin)
5, by Gabriel Bá, Becky Cloonan, Fábio Moon, Vasilis Lolos, and Rafael Grampá (self-published)
Mome, edited by Gary Groth and Eric Reynolds (Fantagraphics)
Postcards: True Stories That Never Happened, edited by Jason Rodriguez (Villard)
24Seven, vol. 2, edited by Ivan Brandon (Image)

Parabéns ao Bá e ao Gerard pela indicação do Umbrella Academy na categoria “Melhor Série Limitada”. Essa indicação eu já esperava. Esperava também a indicação da “24seven, vol.2″ na mesma categoria que a “5” foi, editada pelo Ivan Brandon. A Shugar Rock, que o Fábio desenhou também foi indicada na categoria “Melhor HQ Digital”! Parabéns galera, estou muito feliz por todos nós! Vamos torcer!

Quem quiser adquirir a “5”, pode encomendar pelo Khepri.

Abraço,

R. Grampá

21 Comments so far
Leave a comment

e eu ainda não tenho o meu exemplar autografado….

Comment by danielog

PARABÉNS GRAMPÁ! MELHOR DO MUNDO!

Comment by Luciana

Massa!!!

Comment by Carlos Ferreira

caraca! parabéns, mano!

Comment by giltokio

fala grampa..
sou o lucas aqui da macacolandia, amigo do danilo e do braga… cara.. parabens pela indicacao… sua historia ficou muito foda, genial… vcs vao levar essa.. estamos torcendo por voces
abraco

Comment by lucas leibholz

Olá. Primeiro parabéns pela indicação. Segundo, gostaria de saber como adquirir seus trabalhos.

bj

t.

Comment by Tati L.

Olá, Tati! Muito obrigado!
Acho que na Mercearia São Pedro, aqui em São Paulo, Vila Madalena ainda tem alguns exemplares da “5” e na Comix também. Também dá pra comprar pela internet, na Khepri ( http://www.khepri.com/00.html#5 )! Abraço!

Comment by Rafael Grampá

[...] VIRGIN], seu namorado Vasilis Lolos, Gabriel Bá + Fábio Moon e Rafael Grampá – que explica aqui no seu blog como ficou sabendo da [...]

Pingback by ‘5′ indicado ao Eisner Awards | GOMA DE MASCAR | Quando explode faz pop!

Obrigada e parabéns novamente.

bj

Comment by Tati L.

[...] notícia foi retirada do blog do Grampá, clique aqui para [...]

Pingback by “5″ indicado para o eisner award | Quarto Mundo

Cara, fiquei muito feliz de ver teu trabalho indicado a um prêmio tão importante…Teu traço realmente é impressionante e merece todo o reconhecimento…Parabéns!!!

Comment by silvio db

Grampá meus parabéns. aconpanho seu trabalho e o admiro muito. Gostei da 5 e acho seu trabalho a melhor coisa e por isso foi indicado. os gemeos e os gringos são bons mas você vai passar eles para trás, é só lançar esse seu novo comic! Seu trabalho é fodástico e impressiona qualquer um!!

Comment by danilo costa

Fala, Danilo! Muito obrigado de coração.
Fico feliz que tu curte o meu trampo, mas entenda que ninguém quer disputar espaço com ninguém aqui. Não existe uma corrida do ouro entre nenhum de nós, pelo contrário, somos admiradores uns dos outros e acima de tudo amigos, e os amigos sempre querem o bem um do outro. Cada um cavou ou vai cavar o seu próprio espaço, pois desse bolo têm fatia pra todo mundo. A “5” é um trabalho de cinco artistas e está concorrendo numa categoria que não destaca o trampo nem de um nem de outro e foi indicada pelo conjunto, o entrelaçamento de tudo, a unidade das idéias e por isso, meu trabalho está longe de ser a “melhor coisa”.

Comment by Rafael Grampá

Olá, Grampa!

Primeiramente, meus parabéns pela indicação. Você merece.
Segundo, sou universitario do curso de jornalismo, estou fazendo uma revista na faculdade e minha pauta é sobre artistas brasileiros que são bem sucedidos lá no mercado gringo de quadrinhos. Por isso, venho por meio desta pedir-lhe uma entrevista. Pode ser por e-mail, por telefone, por onde for melhor para você.

Desde já obrigado e aguardo resposta.

Abraços e parabéns novamente

Comment by Márcio Dantas de Andrade

Fala, Márcio. Valeu aí!
Mas acho que você podia entrevistar alguém que realmente se encaixa na sua pauta, não? Que tal entrar em contato com o Bá e o Fábio ou o Ivan Reis, Renato Guedes? Acho que vai levar um tempo ainda pra eu poder ser bem-sucedido com HQ, tanto no Brasil quanto em qualquer outro país, mas agradeço o convite!
Abraço!

Comment by Rafael Grampá

Bom, eu ainda acho que você é bem sucedido, agfinal, não é qualquer um que recebe indicação ao prêmio Will Eisner.

Mas mesmo assim, me responda apenas uma pergunta, por favor, e ficarei satisfeito:

O mercado de quadrinhos no Brasil está mais dificil hoje? Não se vê tantos titulos nacionais como era antes, esse seria o motivo de tentar a sorte no mercado americano?

Ops, são duas perguntas…

Abraços

Comment by Márcio Dantas de Andrade

Ok. Vamos lá.
A culpa não é do mercado e sim dos artistas. Quanto maior a demanda, maior o mercado. Tudo bem que o mercado não incentiva o artista a produzir. Ele vai ter que fazer seus Quadrinhos nas horas vagas enquanto tem um trabalho que pague suas contas ou mesmo largar o emprego pra investir em Quadrinhos. Essa é a dificuldade do mercado aqui no Brasil, mas em vez de reclamar do mercado, os artistas podiam produzir mais e assim, fazer com que existissem mais HQs nacionais nas livrarias e bancas pra concorrer com as gringas. Também não acho que não se vê tantos títulos nacionais como antes. Acho que hoje existem muito mais títulos nacionais, publicados por editoras ou independentes do que antes. O mercado americano chama a atenção por causa da establidade que oferece ao artista. O que todo artista quer é poder viver da sua arte e isso o mercado americano proporciona melhor do que o brasileiro. Essa é a minha opinião, nada mais que isso. Não acho que eu tenha tanta propriedade assim pra falar de mercado de Quadrinhos sendo que eu ainda nem estou nele, porém, decidi produzir ao invés de reclamar, pra ver se as coisas mudam. Mas não vou ser hipócrita ao ponto de dizer que estou investindo em Quadrinhos pra ver se o mercado nacional de HQs ganha mais um título. O que eu faço, faço por mim, pelo sonho de ser um contador de histórias.

Comment by Rafael Grampá

Grampá!
Muito obrigado! Sua resposta me ajudou bastante! Eu também faço desenhos e histórias, tenho até um personagem, o “João N.”, mas faço como hobbie, queria me dedicar mais, mas como estudo e trabalho, fica meio dificil.
Me passe seu e-mail para que eu possa enviar a reportagem quando estiver pronta.
Ah, e se não for pedir demais, como eu posso entrar em contato como Fábio Bá, Gabriel Moon? Mando e-mails pra eles pelo 10 paezinhos mas não obtive resposta.

Abraços, sucesso e valeu!!!

Comment by Márcio Dantas de Andrade

Mazaaaa! A fuzel essa noticia, tchê! Meus parabens!

E não suma :)
Abraço!

Comment by DanielHDR

Teu blog é ducacete!
Teus desenhos são ferrados.
Parabéns pela indicação!
O´álbum que vc fez com os gêmeos é fantástico.
O teaser do Dobro de 5 do Lourenço nãoé Edmundo, mas… tá ANIMAL!

Comment by Bira

Meus parabéns, Grampá!! Sou muito fã do seu trabalho, muito mesmo. É muito justo que um trabalho como o 5 esteja concorrendo ao Eisner Awards. Se não ganharem nada, acredito que ao menos a indicação já vai gerar uma enorme repercussão. Meus parabéns cara!! Você merece!!

Comment by Alexandre Vidal




Leave a Reply

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 173 other followers

